Revitalização de centros urbanos

  • Bruna Zuanazzi FACC – Faculdade Concórdia
  • Daniela Stringhini FACC - Faculdade Concórdia
  • Gabriela Pereira FACC - Faculdade Concórdia

Resumo

As intervenções para requalificação dos centros urbanos subutilizados têm se tornado uma nova perspectiva em relação ao meio edificado, direcionando um retorno das pessoas a esses locais. O termo revitalização urbana vai além da primeira ideia que se tem em restauração de patrimônios históricos. Ele pode ser considerado como um conjunto de ações que permite a melhoria de espaços com uma melhor eficiência. No estudo que se segue, será trabalhado o conceito proposto e também outros conceitos correlacionados à revitalização, mas que têm finalidades diferenciadas. Na fase tardia do desenvolvimento capitalista, as cidades têm sido alvos de grandes projetos de regeneração urbana. Esses projetos podem ser lidos como uma dupla reconquista dessas áreas pelo capital e pelas pessoas, particularmente pelas classes médias. A esse movimento de retorno ao centro da cidade foi dado o nome de gentrificação: um conjunto de processos simultâneos de transformação da paisagem urbana, a saber, mudanças físicas, econômicas, sociais e culturais. A importância da gentrificação nos estudos urbanos contemporâneos está no papel que ela desempenha na reconstrução da paisagem da cidade no final do século XX. No entanto, as interpretações desse processo têm sido objeto de disputas teóricas. Como resultado, o debate sobre a gentrificação tem girado em torno ou de uma explicação que privilegia a produção ou de uma explicação que privilegia o consumo. Este trabalho pretende não somente descrever tal debate acadêmico, mas também enfatizar uma percepção em relação à gentrificação e, principalmente, o que ela provoca.
Palavras-chave: Revitalização urbana. Centros urbanos. Gentrificação.

Biografia do Autor

Instituição/Afiliação
Acadêmica do Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo da FACC – Faculdade Concórdia.
Instituição/Afiliação
Professora. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UPF/Passo Fundo, RS. Especialista em Gestão e Projeto: Arquitetura e Design de Interiores pela Unoesc/Joaçaba, SC.
Instituição/Afiliação
Acadêmica do Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo da FACC – Faculdade Concórdia.
Publicado
2016-07-19
Como Citar
ZUANAZZI, Bruna; STRINGHINI, Daniela; PEREIRA, Gabriela. Revitalização de centros urbanos. ARQ CIDADE, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 119-130, jul. 2016. ISSN 2525-412X. Disponível em: <http://revistas.facc.com.br/index.php/arqcidade/article/view/54>. Acesso em: 17 out. 2019.
Seção
Artigos